sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Iniciados e não Iniciados



Amigos,

Desde que estou dentro da Religião dos Òrìsàs, me deparo com uma situação que me deixa bastante triste, que é o surgimento de pessoas ditas iniciadas, mas sem procedência familiar alguma. Isso, infelizmente, sempre existiu, mas na última década vêm se intensificando de forma bastante contundente.
São inúmeros casos de pessoas que até ontem eram totalmente desconhecidas/anônimas e, simplesmente do nada, surgem como “Sacerdotes”. Basicamente, há dois tipos de pessoas nessa situação.
Há os casos clássicos: Pessoas que jamais passaram por qualquer ritual de iniciação, que “aprenderam” algo ouvindo, lendo ou mais recentemente na internet e do nada, abrem uma porta nomeando-a de “Casa de Candomblé”. Nesses casos, quando perguntamos sua procedência religiosa, família, etc. deparamo-nos com o seguinte:
- Quem é seu Babalòrìsà/Ìyálòrìsà? Eles respondem: É beltrano (alguém também desconhecido, ou alguém que já morreu há no mínimo 20 anos). Quem são seus irmãos de santo? Eles respondem: Infelizmente, depois que meu sacerdote morreu, todos viraram evangélicos ou morreram, somente eu permaneci no culto. Mas e Casa de seu Pai/Mãe? Fechou faz alguns anos.....
Pois bem, eles geralmente escolhem ainda, alguém de uma cidade distante, impossibilitando por vezes a averiguação se sua história é verídica. Mencionam por vezes que fizeram santo ainda muito criança, não recordando-se quem seria sua mãe pequena, padrinho de Oruko, etc. Nesse casos, no entanto dizem: Não me lembro bem quem foi minha mãe pequena, mas comentavam que ela era da casa x (escolhem sempre uma casa renomada: Engenho Velho, Gantois, Osumare, Bogun, etc.).
Há, também, os que compram títulos, quase sempre na África, muitas vezes sem ao menos terem saído do Brasil. Mas porque estou abordando esse tema?
Pois bem, a cada dia que passa, nossa Religião está sendo mais alvejada pela Sociedade, a cada dia que passa, nós estamos sendo alvo de severas críticas. Esses “ditos sacerdotes” estão tornando o belo e sacro, no terrível e profano.
Não há milagres, uma pessoa para adentrar oficialmente no Candomblé, deve passar por inúmeros preceitos religiosos, obrigações, dias em clausura, privar-se de muitas coisas do seu cotidiano. Mas, esses “sacerdotes” que jamais tiveram uma água em suas cabeças, abusam da inocência de alguns e da busca de outros por um processo “frouxo” de iniciação, para tornarem-se “notórios” no mundo do Candomblé.
Entristece-me ainda, saber que algumas pessoas acreditam estar entrando no Culto aos Òrìsà, mas na verdade, eles estão sendo enganados por verdadeiros charlatões. Pagam fortunas por uma “iniciação”, mas sem saber que continuam “não feitos”.

Outro fato que me deixa igualmente triste, é ver pessoas que de fato foram iniciadas, que receberam o poder do Osù em suas cabeças, que passaram por preceitos e preconceitos, reverenciar os “Não Iniciados” os “Não Feitos”. Temos mesmo que comungar com pessoas que jamais passaram por um Baluwé? Por um Pefuré?
É triste, nos depararmos com muitos desses em eventos, congressos, cerimônias religiosas, serem venerados, postando-se com “Mais Velhos” até mais que os verdadeiros mais velhos, sendo que os mesmos não são nada.
Como Sacerdote, que tenho Mãe, Avó, Bisavó, etc. Deixo aqui meu conselho àqueles que querem entrar no mundo dos Òrìsà: Procure uma casa em que se sabe de fato a história de Asè, que se saiba que o Sacerdote/Sacerdotisa tenha sido iniciado de fato. Uma pessoa que assenta um Òrìsà para outra, mas que nunca teve, a lamina da navalha em seu  Orí, nada mais é que um Abiyan, ou seja, um não iniciado.
Mas vocês podem me perguntar: E o Òrìsà, onde fica nessa história? Bom, acredito no Òrìsà e, não tenho dúvida alguma que, no momento mais apropriado, o Òrìsà irá cobrar desses “Sacerdotes” e com certeza, mostraram que eles sim, são os grandes Pais e Mães dessa Religião.

Babalòrìsà, José Carlos de Ibùalámo

6 comentários:

  1. FALECIDOS; SE LEMBRA OU CONHECEU OU OUVIU FALAR DE WALDOMIRO BAIANO FOI PAI DE SANTO OU IRMÃO DE MEU BISAVÔ / PAI BIRA DO OGUM DE CAXIAS , RIO DE JANEIRO E MEU BISA BIRA FOI PAI DE SANTO DE MEU VÔ GALILEU MAIS CONHECIDO EM NITERÓI E RIO DE JANEIRO COMO LELEU DE YEMONJÁ AQUELE QUE DAVA FESTAS GRANDES DE DOIS DIAS OU TRÊS , FESTAS DE SUA POMBA GIRA SENHORA MARIA PADILHA E ELE SEMPRE MATAVA PRA SEU EXU MULHER 7 BOIS , 11, 12.... E SIM FOI TB. É UM FALECIDO.... MAIS MINHA MÃE DE SANTO ESTA VIVA EU DIGO QUE NO COMEÇO ELA TEVE UM BOM RELACIONAMENTO COM MEU AVÔ MAS DEPOIS ELES PASSARAM A BRIGAR PORQUE EU NÃO SEI POIS ELA NÃO ME CONTAVA, POIS ELE DEU UMA LIÇÃO NELA COM FEITÍÇOS ATACANDO SUA FAMÍLIA CARNAL ISSO É UMA HISTÓRIA LONGA ... E HOJE MINHA MÃE DE SANTO ESTAR UMA SENHORA CANSADA, MAIS TEM UMA CASA QUE ELA TOCA UMBANDA É O CANTINHO DA JUREMA, MAS ELA DAR OBI E BORI EM SEUS FILHOS QUE NÃO FIZERAM FEITURAS NA ÉPOCA DO AVÔ LELEU MAS NÃO TEM AXÉ PLANTADO NEM NADA E EU QUE SOU DO TEMPO DO AVÔ LELEU DE YEMANJÁ JÁ ESTOU COM 23ANOS DE SANTO SEM DAR OBRIGAÇÃO DE 7 ANOS,14 E 21 ANOS ELA MINHA MÃE DE SANTO E OS IRMÃOS NOVOS DA CASA PRINCIPALMENTE OS NOVOS ESTÃO CHEIOS DE ESPERÃNÇAS DIZENDO QUE VAI TOMAR OBRIGAÇÕES EU FICO DE LADO SÓ VENDO E ESCUTANDO E TODA ALEGRIA DELES POR ISSO E AI EU FICO DESCONSOLADA QUE CAMBADA DE TROXAS , SERÁ QUE A CARROÇA VAI ANDAR NA FRENTE DOS BOIS TEM SIDO ASSIM HOJE EM DIA...OS ABIYAN DA CASA SÃO OS MAS ENTEREÇADOS QUEREM ENTRAR LOGO E FAZER OBI OU BORI SÃO GOZADORES UM POUCO IGUINORANTES SÃO QUE NEM PAVÃO ... / ???? CONTINUO UMA OUTRA HORA UM OUTRO DIA.... E AI COMO É QUE EU FICO ESPERANDO TALVEZ EU RESISTA AOS ACIDENTES OU VCS ME ENCONTRE VELHINHA E DE BENGALAS ESPERANDO Á MINHA VEZ OU O AXÉ DA CASA SER PLANTADO OU NASCER OU ACONTECER O CULTO DE CAMDONBLÉ NA CASA DA MINHA MÃE DE SANTO. KKKKKKK AGÔ ORIXÁ.... ME DESCULPE O DESABAFO ... MOTUMBÁ Babalòrìsà, José Carlos de Ibùalámo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que o Babalorixá José Carlos de Ibualamo morreu, depois que raspou um Iroko?

      Excluir
  2. Sábias palavras Babá !!!
    Ire o.

    ResponderExcluir
  3. bobagem!!!!!!! os verdadeiros culpados são as raizes que por muitos anos se enclausuraram nos seus segredos, e ao invés de facilitar aos seus adeptos os mantiveram ignorantes e ignorados no culto, hoje vemos muitas bobagens por ai, mas isto não é motivo de entristecer se chegará um momento que os Orixas penerarão os verdadeiros sacerdotes e suas casas, porque somente aqueles que são escolhidos por Orixa prevalecerão, pior fizeram alguns ditos "ANTIGOS SACERDOTES" que vieram da Bahia e todos nos sabemos à verdadeira histo´ria, eles não eram feitos porem, aqui no sul e sudeste puderam fazer o que quiseram, afinal eles precisavam de dinheiro e tinham conhecimento pelo os anos de servidão nas casa grandes da Bahia,

    ResponderExcluir
  4. Parábens Babá José Carlos,sábias palavras, aqui em Salvador está cheio desta gente, basta olhar nos classificados do jornal A Tarde.
    Ogan Roberval de Omolú

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma situação que me entristece bastante.As pessoas perderam a noção do que é respeito,a religião é coisa muito séria e não a bagunça que tentam fazer.

    ResponderExcluir