sábado, 4 de junho de 2011

Abertura do Projeto Xire

Projeto Xirê - Prevenção de Aids na roda dos Orixás realiza sua primeira oficina neste sábado no ILE ALAKETU ASE IBUALAMO, DIA 04-05-2011

Todas as oficinas serão realizadas dentro de um terreiro.
O Projeto pretende criar redes sociais entre os Babalorixás e Iyalorixás, sacerdotes das religiões afro-brasileiras, e profissionais da saúde para a atuação na prevenção ao HIV e na assistência às pessoas vivendo com Aids. Em orubá, Xirê quer dizer "roda dos orixás"
O proposta do projeto foi feita por duas ONGs que já trabalham com sacerdotes das religiões afro-brasileiras, Grupo de Valorização do Trabalho em Rede (GVRT) e SOS Saúde Mental, Ecologia e Cultura. Aos terreiros das diferentes religiões de matriz africana que essas ONGs mantinham contato somam-se os terreiros que os serviços especializados em DST/Aids já realizavam ações de prevenção na região Coordenadoria Regional de Saúde.
Como em outras religiões, é o adepto das religiões afro-brasileiras consultarem os sacerdotes em caso de problemas de saúde. Alguns sacerdotes sentiram a necessidade de aconselhar melhor as pessoas de sua comunidade sobre questões relativas à saúde em geral e em relação à Aids, em particular.
Por outro lado, os sacerdotes e seguidores das religiões afro-brasileiras querem ser tratados sem preconceitos dentro das unidades de saúde e que sejam respeitadas as suas tradições.
Aqui na associação Ile Ibualamo já desenvolvemos um trabalho de prevenção ,de AHST/ AID, com o apoio de SAE Cidade Dutra ,través do projeto Tudo de Bom e Elas Por Elas, sendo pólo de trabalho da agente de saúde Joyce, que agradecemos por todo material de apoio que é distribuído na comunidade.

Asé,

Pai José Carlos de Ibualamo




3 comentários:

  1. Bom mesmo seria se uma grande parte das comunidades religiosas de matrizes africanas e outras se unissem a projetos como esse, que servem para prevenir e conscientizar sobre o vírus HIV,e a orientação quanto a assistência, aos que convivem com o vírus da AIDS.
    Parabéns as organizações governamentais e não governamentais que compõem este projeto, e em especial ao Ilé Alaketú Ase Ibualámo por abraçar essa iniciativa, e ao Babalorisa Jose Carlos, mais uma vez pelo seu espírito de solidariedade e ação comunitária.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai mostra-se um babalorixá que pensa na frente, pansa no próximo e faz de tudo para tornar nossas vidas cada vez melhores. iniciativas como essa, mostram o cárater fenomenal q ele possui e ensina aos seus filhos para agir da mesma forma, sempre com respeito para com todos. parabéns por mais essa iniciativa! sinto-me orgulhoso por fazer parte desse axé maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho...
    Quebrando as barreiras da intolerância e do preconceito,ao mesmo tempo que informa e concientiza a comunidade em geral.
    Iniciativas como esta que demonstram o valor do carater e da ética que fazem parte da sociedade religiosa ile ibualamo.Grande exemplo do exercicio da cidadania.Parabens ao babalorisá José Carlos e as (ONG),envolvidas neste maravilhoso projeto.

    ResponderExcluir