segunda-feira, 20 de junho de 2011

IKOMOJADE

A cerimônia do nome do recém nascido na tradição da religião dos orisas.
Sim como as demais religião realizam  seus sacramentos,  nós fazemos nossos rituais de batizo, casamentos , de acordo nosso crença e tradição.
Batizado casamentos e outros segmentos realizamos para todos ao nossos fiel, no qual confirmamos a posição de religiosidade.
Ikomojade é um cerimonial de da o nome ao recém nascido batizando dentro da religião dos orisa onde a criança passar a fazer parte a traves do batizo religioso na religião da sua  família, isto não que dizer que o recém nascido seja um novo iniciado.
Os pais  do recém nascido  devem procura um casal amigo para que seja os padrinhos , que tenha compromisso com a criança de estarem ajudando na educação e orientação do dia a dia da criança na falta dos seus pai, a escolho dos padrinho é muito importante na vida desta criança porque se cria um vinco entre as duas família, no caso da falta dos pais os padrinho estão preparado para assumir a orientação desta criança.
O ikomojade  acontece no 07 dia do nascimento da criança quando menina
No 0 9 dia quando  o recém nascido e menino
E no  08 dia quando os recém nascido são gênios.
O ritual religioso acontece no ilê ase,neste dia é pronunciado o nome do Omo tutun  recém nascido,a todo o Egbé. E  ele também será pela primeira vez ,é suspenso nas costa da mãe mostrando o modo pelo qual ele será simbolicamente carregado,criando  um liame  de amor e união , liberdade nas  mão da mãe ,nas praticas para as atividade do dia a dia.
Durante o ikomojade os elementos utilizado ocupa a forma de oferenda que será ofertado a esú  para o bom começo do recém nascido ,pois esú  que é o começo  de todas as coisa o principio dinâmico de comunicação entre os dois mundo orun e aiye.
Osun que zela pelas crianças desde o útero, ate que saibam  se exprimir em qualquer língua sem auxilio materno, e ao Orisa protetor da criança.
O nome dado ao recém nascido será sempre aquele que será registrado em cartório oficialmente, mas os pais e o sacerdote tem que tem um visão de um nome que traga significado, positivos , pois como sabemos a forca da palavra em nosso religião influência muito na vida de cada ser humano. Os orunko  tem que esta ligado ao destino do recém nascido.
Ex.
Mario  oguntola  Araujo,( ogun honras fama riqueza)
Lucia  Ayodele  soares,( alegria chegou em minha casa)
Jerfson   odebiyi  costa ( nascido pelo caçador)
Natalia Natokin ferreira e silva  ( nana suficiente para titulo)
E assim vários  outros nome .
No caso de crianças abiku que nascem e morrem varias vez de uma mesma mãe, hoje no muito modernos, os vários aborto praticados por pessoas sem conhecimento da importância da vida em nosso religião.
Os nascidos gênios também os nome tem varias influencias.
O cerimonial se inicia sempre com uma anciã nas velha que esteja no ilê pois ela com uma ajudante que ira realizar o ritual, do omi tutun.Mostrando a importância da fecundação da ancestralidade feminina dentro da religião dos orisa.
Adura são realizado durante a cerimonial,
mostrando  do pode religioso do sacerdote ou sacerdotisa.
O ikomojade  termina em festa pelas boas vinda deste novo recém nas vindo para a sociedade.um jantar,almoço dependendo do horário que foi realizado o ikomojade. Sempre oferecido pelos padrinhos aos  presente para confraternizar  estes laços de amizades
Babalorisa Jose Carlos Ibualamo
Foto acima: Ikomojade de Giovanna Omitumbi - 02/11/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário