Projeto Xirê - Prevenção de Aids na roda dos Orixás realiza sua primeira oficina neste sábado no ILE ALAKETU ASE IBUALAMO, DIA 04-05-2011
Todas as oficinas serão realizadas dentro de um terreiro.
O Projeto pretende criar redes sociais entre os Babalorixás e Iyalorixás, sacerdotes das religiões afro-brasileiras, e profissionais da saúde para a atuação na prevenção ao HIV e na assistência às pessoas vivendo com Aids. Em orubá, Xirê quer dizer "roda dos orixás"
O proposta do projeto foi feita por duas ONGs que já trabalham com sacerdotes das religiões afro-brasileiras, Grupo de Valorização do Trabalho em Rede (GVRT) e SOS Saúde Mental, Ecologia e Cultura. Aos terreiros das diferentes religiões de matriz africana que essas ONGs mantinham contato somam-se os terreiros que os serviços especializados em DST/Aids já realizavam ações de prevenção na região Coordenadoria Regional de Saúde.
Como em outras religiões, é o adepto das religiões afro-brasileiras consultarem os sacerdotes em caso de problemas de saúde. Alguns sacerdotes sentiram a necessidade de aconselhar melhor as pessoas de sua comunidade sobre questões relativas à saúde em geral e em relação à Aids, em particular.
Por outro lado, os sacerdotes e seguidores das religiões afro-brasileiras querem ser tratados sem preconceitos dentro das unidades de saúde e que sejam respeitadas as suas tradições.
Aqui na associação Ile Ibualamo já desenvolvemos um trabalho de prevenção ,de AHST/ AID, com o apoio de SAE Cidade Dutra ,través do projeto Tudo de Bom e Elas Por Elas, sendo pólo de trabalho da agente de saúde Joyce, que agradecemos por todo material de apoio que é distribuído na comunidade.
Asé,
Pai José Carlos de Ibualamo