terça-feira, 26 de abril de 2011

Sire Alada Ogun


O Siré Alada Ògún é um ritual religioso que nasceu na Sociedade Ilé Alákétu Asè Ibùalámo, em 1989. Essa festividade foi o primeiro ritual realizado ao público. Antes, rituais internos já eram realizados.
A Razão da Festa:
Durante anos, trabalhei na Siderúrgica J.R. Aliperti como supervisor. Foi nessa época, que comprei, por determinação de Ibùalámo, o terreno onde edifiquei a Sociedade Ilé Alákétu Asè Ibùalámo. Era uma época de muitas dificuldades, o país sofria com elevada inflação. As compras era feitas à prazo com juro altíssimo.
Como todos os brasileiros, iniciei as obras, com a compra de material financiado. No entanto, para a minha surpresa, a empresa na qual eu trabalhava, entrou cm concordata, dando início a demissão de centenas de funcionários.
Fiquei muito preocupado, pois havia financiado a compra do terreno e dos materiais de construção, logo uma demissão seria algo que nos traria grandes problemas. Pedi muito ao meu Pai Ibùalámo, rogando-lhe que não fosse demitido, pois ficaria com muitas dividas, sem ter como pagar.
Face toda essa turbulência que vivia, Seu João, um antigo ferreiro da Empresa que tinha grande conhecimento da forja e que preparava todas as ferramentas dos funcionários me chamou e disse:
“Baiano, vou ficar aqui na Aliperti somente mais quatro dias, queria que você ficasse com todas as minhas ferramentas de forja e as levasse para sua casa. Eu tive um sonho, no qual um homem pedia para eu lhe entregar todas as minhas ferramentas, pois seria de grande valia na sua casa.”
Depois disso, seu João, me perguntou se eu “mexia com terreiro”, porque ele disse que o homem que ele sonhou era um santo de terreiro. Ele disse que sabia que era de terreiro, pois quando ele era criança, a mãe dele havia lhe dito que esse homem era o protetor dos ferreiros.
Eu lhe disse que eu era Babalòrìsà de Candomblé, e que na minha religião esse santo se chamava Ogun Alagbede Orun, o Grande Ferramenteiro do Céu. Disse que levaria todas as ferramentas e que, de fato, seriam de grande valia no meu terreiro.
Diante disso, fiz uma promessa à Ògún Alagbede Orun. Que faria uma festa em homenagem à Ògún, que em procissão, todos os membros da Comunidade iriam carregar as ferramentas de Ògún , pedindo para ele que eu conseguisse construir o Ilé, sem dívidas.
Seu João, então me disse que eu iria construir sim, que não iriam me mandar embora tão cedo. Fiquei olhando para ele e pensando, será que ele não sabe que a empresa está fechando? Como eles não vão me mandar embora?
Bom, na semana que se seguiu, foram demitidos mais de 3.000 funcionários da empresa, restando somente, 180 empregados, dentre eles eu. Permaneci, na empresa, ainda por mais 4 anos, tempo no qual consegui estruturar a roça e pagar as dívidas.
Desde então, todos os anos, os filhos de santos e amigos do Asè, reúnem-se diante de Ojubo de Ògún Alagbede Orun, o qual é evocado por meio de rezas e orikis. Essa é a única ocasião, na Sociedade Ilé Alákétu Asè Ibùalámo, que as ferramentas de Ògún são retiradas do Ojubo e apresentadas ao público por meio de procissão.
Ao som de um cântico próprio, dezenas de facões, agogôs, màrìwòe outras ferramentas de Ògún são levadas ao barracão, onde o próprio Òrìsà Ògún, é evocado a dançar.
Na ocasião, Yemoja, o único Òrìsà que acalma Ògún, cerrega uma oferenda que é distribuída aos presentes em regozijo.
Logo, acredito que Alagbede Orun, têm grande participação na estruturação do Ile Ibualamo e, por isso, anualmente, realizamos a festa, desta feita não para pedir, mas para agradecer e recordar, sempre, a graça alcançada.
ABAIXO, VEJA O VÍDEO QUE MOSTRA UM POUCO DO SIRE ALADA OGUN, NO ILE IBUALAMO
Babalòrìsà José Carlos de Ibùalámo.



4 comentários:

  1. sua bença pai jose carlos,uma prova viva de que orisas é benevolente em momento de suplica lhe ouvira e lhe atendeu o brado de ode foi ouvido por seu irmão ogum vindo lhe socorrer em sua mais pura magia fimando assim o nascimento do ILE ALAKETU ASÉ IBUALAMO parabens meu velho muitos querem ser babalorisa mas poucos são chamado para ocupar tal posição o senhor é um escolhido eleito dos orisas sua bença pai OGUM ATÍ ONÃ hoje e sempre ASS;TOGUMTOBÉSINÃ

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.Pois ja participei da cerimônia e é linda.Ireo........

    ResponderExcluir
  3. Linda história. Ainda não tive a oportunidade de participar desta comemoração, mas, desejo a todos que tornam esta possível, muito axé e cada vez mais reconhecimento não só pela sociedade como pelo povo que do Axé faz parte. Vidalonga e próspera à todos e que Ogum seja por nós hoje e sempre.

    Abenção

    ResponderExcluir
  4. É muito lindo! e que energia! vendo este video Sire Alada Ogun fiquei emocionada e ao ler sua história de lutas é maravilhoso tu és um lutador e guerreiro tb. fico feliz por ter um amigo assim que sempre busca o melhor e sempre oferece o melhor em aprendizado tenho vc. como um mestre e sempre chego em seu blog pra aprender um pouco mais tenho orgulho de vc. ti desejo toda energia positiva todo o amor , vida e força, prosperidade cada vez mais... desejo felicidades.Sua abênção Pai José carlos, ase, ase.

    ResponderExcluir