segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Babalòrìsà José Carlos de Ibùalámo


O Babalòrìsà

O Babalòrìsà José Carlos de Ibùalámo, é natural da cidade de Castro Alves, (recôncavo baiano) filho de santo da Ìyálòrìsà Maria de Nàná, fundadora do Ilé Asè Silanje (Feira de Santana - Bahia). Homem catedrático do Candomblé, não centrou seus esforços somente no sacerdócio, e fundou o "Grupo Beneficente e Cultural Oluwa", que dentre outros aspectos, assiste a comunidade com programas em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.
O Babalòrìsà José Carlos, é um homem calmo e sereno, que vislumbra na religião, o pilar para a harmonia entre as pessoas. Para pai José Carlos, seus filhos de santo são extensão de sua família, repudia a intolerância na casa de Candomblé, diz que, embora exista uma hierarquia a qual certamente deve ser seguida, existe sobretudo, o respeito às pessoas que o acompanham.
Uma história narrada pela mãe carnal do Babalòrìsà José Carlos (Dona Percília Araújo), mostra-nos que a sua missão de zelar pelo Òrìsà, foi anunciada antes mesmo do seu nascimento.
"Quando eu estava grávida de "Bim" (Bim, é o apelido que o Babalòrìsà recebeu de seus familiares ainda criança) eu estava passando por uma mata ao lado da nascente de um rio, carregando um feixe de lenha com Firmina de Obaluaiye e Tia Totonha de Osala, quando vi um homem negro alto em uma árvore. Esse homem negro, flechou minha barriga e então desmaiei. Quando acordei, comentei com Firmina que havia perdido a criança, sendo que um homem havia flechado minha barriga. Ela então se pegou a rir, dizendo que ninguém tinha flechado ninguém, e que eu na verdade devia ter visto "Oxosse" (Òsóòsi)…"
Essa pequena história, nos explica um pouco a missão do Babalòrìsà José Carlos. Quando ele foi iniciado, sua mãe o perguntou que santo ele havia feito, ele então disse que Ibùalámo. Na hora, sua mãe disse que estava errado, e que seu santo era "Oxosse" o caçador. Ela então, contou a história da flechada (até então, desconhecida). O Babalòrìsà explicou que Ibùalámo, à exemplo de Òsóòsì era um grande caçador que tinha um grande enredo com Obaluwaiye e Osala. Nesse momento, ela disse que o santo estava certo, sendo que a pessoa que estava com ela quando foi flechada (Firmina) era filha de Obaluwaiye....
Nascente do Rio Jaguaripe - Castro Alves -  Bahia, local onde tudo aconteceu

2 comentários:

  1. O que é magia?

    O que é essa força que faz o homem buscar novos horizontes desde a aurora dos tempos! Magia é a forma de encantar o homem, encantar com suas historias, com suas vidas, com seus feitos, e sinto-me orgulhoso de fazer parte de um lugar que exala essa magia, orgulho de ser filho de um homem que carrega na sua estrada tantas dessas coisas que fazem de um ser único e que dão sentido a nossas vidas. Orgulho de ser do Axé mesmo com tantas dificuldades e mais ainda orgulho de ser filho dessa figura impar que é José Carlos Ibualamo.

    Baba mi kolofé

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanta saudade, não acredito que te achei aqui, padrinho!!! Eu amo vocês, e estou com muita, mas muita saudade mesmo. Beijos, da sua afilhada Débora e da sua comadre Eloisa. ♥

    ResponderExcluir