quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Chegada dos Orisás na Terra

Fonte de Pesquisa:
Ifá Divination - William Bascom 

Naquele tempo , a terra havia sido criada e sua extensão era muito pequena, estando a maioria do globo , coberto pelas águas do Oceano.
Olodummare [deus criador de todas as coisas] ordenou que os Orisa viessem habitar no pequeno espaço de terra firme existente, para la estabeleceram e habitaram para o surgimento da vida humana.

Todos os Orixas foram consulta Orunmilá [ segunda pessoa do criador] e na consulta saiu a figura de Ejiogbe sendo determinado uma oferenda, que todos os Orixas deveriam oferecer ,para que suas missões fossem coroadas de sucesso.
Como a oferenda determinada fosse muito dispendiosa, todos com exceção de Orisalá, negaram em fazer a oferenda, e assim seguiram para a terra recém criada por Olodunmare. Como Orisalá fez a oferenda ,foi no primeiro a chegar na terra, já que Esu[senhor dos caminhos] li ensinou o caminho mas perto sem obstáculo, e criando todos tipos de dificuldade para os demais chegaram em terra firme, com isto os demais Orisa ao chegar em terra firme encontraram Orisalá já estabelecido

Durante o tempo em que Orisalá permaneceu sozinho na terra antes dos outros Orisa chegar foi recebido uma missão por Olodunmare de que com suas próprias mãos fizerem todos os tipos de serviços, e construir seu reino o que provocou uma deformação na sua costas,passando a usar um cajado para ajudar a caminhar.
Um a um os Orisa foram chegando e toda a terra já esta cercada de plantas e sendo Orisalá o seu legitimo dono. Os Orisa sem ter onde ficar e estabelecer seus reinos, se reuniram em assembléia para deliberarem de que maneira iriam proceder,para que pudessem cumprir suas missão determinadas por Olodunmare, e nesta reunião chamaram Orisalá.
O que desejam agora que eu realizei todo trabalho pesado? perguntou Orisalá, só lhes restas habitarem nas profundeza do oceano, já que encontrarem toda terra trabalhado por mim.
Diante da posição de Orisalá, os demais Orisa prestaram-se diante dele e com os rostos encostados na terra suplicaram que lhe desse um pedaço de terra firme, para que pudessem realizar seus trabalhos, e que ficasse ele mesmo, com o Oceano e toda a riqueza que habita no mar.
Orisalá então nomeou seu filho, mais velho [Olokun] para reinar em todos os oceanos e ser domo de todas as riqueza lá existente, enquanto ele Orisalá reinava em todo planeta, e concordou em distribuir para todos os Orisa uma parte de toda a natureza existente no planeta, exemplo = água, floresta , ar, terra , cachoeira , sol , fogo, vento, e que cada um construi-se seus reinados sobre as energias existente no planeta, e que todos lhe prestassem obediências, coroados e aclamados por todos os habitante da terra.
Aparte de então Orisalá por ter feito oferenda determinado por Orunmilá passa a ser o grande Orisa funfun terceira pessoa de Olodunmare
Itan de ejiogbe na criação da terra
primeira pessoa Oludunmare
segunda pessoa Olunmilá
terceira pessoa Orisalá
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário